Esperar é uma atitude ensinada e demonstrada nas escrituras por muitas histórias. Vejam: a promessa de um filho feita por Deus a Abraão e Sara levou vinte anos para se cumprir. Davi, uma vez ungido rei de Israel, só veio a ocupar o trono muitos anos depois. Após a conversão, o deserto da Arábia foi o lugar onde Paulo esperou três anos para iniciar o seu ministério.
Na cultura ocidental, para a grande maioria das pessoas, esperar é um infortúnio a ser evitado. Todos têm pressa e qualquer atraso gera muita reclamação. Por isso, o sistema “fast food” faz tanto sucesso. No entanto, a verdade é que nossas maiores conquistas levam tempo para que sejam alcançadas e, por essa razão, muita gente acaba desistindo no meio do caminho.
O Salmo 40 inicia com essas palavras: “Esperei com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.” Há situações em que esperar se torna muito difícil, fazer isso pacientemente então é um grande desafio. Precisamos lembrar que a espera pode ser um tempo de crescimento, de teste para as nossas reais intenções e de refinamento do nosso caráter.
Na medida em que avançamos no relacionamento com Deus aprendemos que esperar é uma das formas que Ele usa para nos abençoar. Ele sempre sabe o momento certo de agir.
Joarês Mendes de Freitas